Maker Games
Olá Convidado(a), seja bem-vindo(a) ao Marker Games,

Aqui você terá espaço para falar sobre diversos temas , podendo compartilhar e aprender com todos os outros membros.

Além disso, você encontrará diversas discussões e informações sobre os mais variados temas da atualidade.

Somente membros podem visualizar alguns assuntos, portanto, não perca tempo e cadastre-se, participe das discussões.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Maker Games
Olá Convidado(a), seja bem-vindo(a) ao Marker Games,

Aqui você terá espaço para falar sobre diversos temas , podendo compartilhar e aprender com todos os outros membros.

Além disso, você encontrará diversas discussões e informações sobre os mais variados temas da atualidade.

Somente membros podem visualizar alguns assuntos, portanto, não perca tempo e cadastre-se, participe das discussões.
Maker Games
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dicas para melhorar a qualidade de mapas Bootcamp.

2 participantes

Ir para baixo

Dicas para melhorar a qualidade de mapas Bootcamp. Empty Dicas para melhorar a qualidade de mapas Bootcamp.

Mensagem por Gmtp 11/7/2013, 11:47 am

Tópico re-recuperado originalmente feito por Anonymousend, créditos no fim do tópico, só peguei o tópico e dei uma adicionada de informações e uma ajeitada na formatação (se alguém puder fazer um banner pra cada informação citada seria muito bom e eu agradeceria eternamente), também retirei algumas informações desnecessárias e atualizei outras.


Dicas para melhorar a qualidade de mapas Bootcamp.

Inovação

   Primeiramente, a palavra-chave quando se pensa em fazer um Bootcamp deve ser inovação. Muitos jogadores tentam fazer Bootcamps inspirando-se nos antigos e clássicos formatos de mapas P3 que até hoje rodam nas salas. A questão é que os Map Crews atualmente não buscam esse formato de mapa. Eles buscam conceitos novos. Mapas antigos e conceitos antigos permanecem presentes na rotação das salas Bootcamp porque são clássicos e muitos players ainda gostam de jogá-los. Mas tendo em vista a grande quantidade de mapas Bootcamp na atualidade, se você pensa em ter seu mapa P3 não adianta utilizar de técnicas antigas e genéricas.


Técnicas genéricas

   Tente evitar o uso de técnicas genéricas como Wall Jump, Quinas, Supas, etc. Se você criou um mapa com um conceito novo e interessante mas não sabe o que fazer no resto dele, não crie obstáculos comuns só por criar, guarde o mapa consigo e pense em como aprimorá-lo com outras técnicas interessantes e com boa jogabilidade.


Respawn lotado

   Evite mapas onde os ratos começam aglomerados em um único local, isso tampa a visão do início do mapa, torna ele estressante. Dê preferência a mapas com começos mais abertos.


Jogabilidade clara

   De preferencia, não crie um mapa confuso. Na maioria das vezes os Map Crews não jogam o mapa parte por parte até o fim, eles verificam a jogabilidade, as técnicas, etc, logo, se ele olhar para o mapa e não entender nada seu mapa já tem chances reduzidas de ser aceito. E os ratos também tem que entender o caminho proposto no mapa, logo um caminho limpo e sem muitas voltas é preferível.


Decoração

   Nunca use objetos decorativos do cafofo, grama, árvore, fundos, etc, em compensação você pode usar sobreposição de pisos para criar efeitos interessantes ou simplesmente pisos bem alinhados. Lembre-se que em como todo mapa a estética e o alinhamento são cruciais.


Dificuldade do mapa

   Não faça um mapa excessivamente difícil/longo, afinal de conta são apenas 6 minutos. Mas ao mesmo tempo não faça um mapa muito curto e simples, que não ofereça diversão alguma.


Burlas

   Obviamente é necessário zelar para que seu mapa não tenha burlas.  Evite-as de qualquer forma.


Mapas fechados

   Bootcamps muito fechados não são necessariamente ruins, mas mapas que utilizam mais livremente a área do mapa tendem a ser mais agradáveis. Evite colocar áreas que não possuem jeito algum de morrer, pode se tornar chato e mesmo com o comando /mort é bom evitar.


Mortes Constantes

   Não force a morte dos ratos a todo momento. Um bootcamp não precisa ser sinônimo de morte para ser bom. Na verdade bootcamps que utilizam desse quesito, onde um erro significa morte, tendem a ser enjoativos, pois o jogador é obrigado a começar o mapa todo outra vez. Preferencialmente, use esse fator de risco no mapa apenas no começo ou enquanto o jogador ainda não avançou muito.


Mecanismo

   Mecanismos em Bootcamps não tendem a ser muito comuns pois eles podem bugar e com isso estragar toda a jogabilidade do mapa. Mas ao mesmo tempo podem tornar o BC bem interessante, logo use com sabedoria.


Integração

   Obviamente Colisão, Night Mode e Alma-Gêmea são restritamente proibidos em mapas P3.


Pisos de alta restituição

   Um fator que melhora a estética é não usar pisos soltos ou muito finos. Tente integrar todas as partes do mapa e se possível usar grounds com larguras um pouco maiores.
   - Lava: A Lava tanto pode ser uma aliada como uma inimiga. Ao mesmo tempo que permite diversas técnicas e gameplays, pode trazer burlas consigo. A lava é um ground muito versátil que permite mudanças nas suas propriedades sem distorcer a ideia do mapa. Pode ser implementada fricção e aumentada ou diminuída sua restituição sem que ela perca suas características ou se torne um piso com propriedades falsas. Ao mesmo tempo por sua forte restituição pode gerar burlas, por isso é recomendado usa-la em partes abertas do mapa, ou bem planejadas.
   - Trampolim: Trampolins são menos problemáticos em relação a burlas, mas isso não quer dizer que não ocorram, se usados em áreas muito abertas podem ser usados como atalhos. Por isso na maioria das vezes é usado com restituição minimizada, até mesmo para gerar maior dificuldade no mapa. Pode ter sua fricção mudada para permitir o Wall Jump sobre o mesmo. Cuidado com o uso excessivo de trampolins, excesso de trampolins faz o mapa ficar muito chato.


Pisos de baixa restituição

   - Madeira, Chocolate, Grama, Pedra, Areia, Terra, Gelo e afins: Devem ter suas propriedades mantidas ou pelo menos semelhantes. No geral são pisos sem restituição forte (em torno de 0 e 0.2) e fricção moderada (na maioria dos casos entre 0,2 e 0,5, salvo exceções como Gelo com 0 e Chocolate com 20).
   - Água: É um piso relativamente novo, então ainda pode ter muito a oferecer em inovações de jogabilidade. Suas propriedades não são alteráveis.
   - Outros pisos: Até agora não vi nada que impeça o uso de pisos coloridos ou circulares no mapa. Lógico, use a razão na hora de implementa-los. Não faça desenhos ou artes no mapa, nem exagere nas cores. De preferência use cores semelhantes a grounds pre-existentes.


Queijos espalhados pelo mapa

   Técnica interessante mas para a época em que começou a se difundir, atualmente dificilmente se consegue fazer um mapa inovador usando tal técnica.


Alta gravidade

   Pode ser usada contanto que não torne o mapa irritante. Longos WJs, Supas, ou Quinas nesse caso se tornam estressantes e não são muito aconselháveis.


Baixa gravidade

   Interessante se for usada sabiamente, é difícil de fazer mapas bootcamp com gravidade baixa, por consequencia não existem muitos bootcamps com pouca gravidade, portanto é um conceito interessante a ser explorado.


Gravidade negativa

   Outro conceito que está em "alta" recentemente, interessante a ser utilizado também, um pouco difícil de inovar pois é um pouco limitado.


Sem gravidade

   Nesse caso se torna meio difícil criar um mapa inovador pois a maioria das coisas que poderiam ser usadas em união com essa característica já foram usadas, mas se bem utilizada torna o mapa bem interessante.


Vento

   Nesse caso vale ressaltar que o vento não deve ser muito forte para não prejudicar a jogabilidade do mapa, principalmente pois depois de pegar o queijo se torna mais difícil regressar para a toca.
   Por fim teste seu mapa, verifique se ele está alinhado, com uma boa jogabilidade e faça os devidos ajustes. Se preferir, peça a um Map Crew para avaliar que ele dirá os pontos negativos do mapa.
Gmtp
Gmtp
Administrador
Administrador

Mensagens Mensagens : 3476

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas para melhorar a qualidade de mapas Bootcamp. Empty Re: Dicas para melhorar a qualidade de mapas Bootcamp.

Mensagem por Kio 24/7/2013, 1:48 am

Olá, queridos.

Obrigado por compartilhar conosco do Maker Games.

Até mais.
Kio
Kio
Bronze
Bronze

Mensagens Mensagens : 381

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos