Maker Games
Olá Convidado(a), seja bem-vindo(a) ao Marker Games,

Aqui você terá espaço para falar sobre diversos temas , podendo compartilhar e aprender com todos os outros membros.

Além disso, você encontrará diversas discussões e informações sobre os mais variados temas da atualidade.

Somente membros podem visualizar alguns assuntos, portanto, não perca tempo e cadastre-se, participe das discussões.

FILTROS DE LINHA, ESTABILIZADORES E NOBREAKS

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

FILTROS DE LINHA, ESTABILIZADORES E NOBREAKS

Mensagem por Gmtp em 21/11/2013, 8:12 pm

Introdução:

Quase tudo dentro de um PC é feito usando eletricidade. Ela é convertida em processamento, usada para gerar laseres, que leem e gravam CDs e DVDs, transformada em pulsos magnéticos, usados para gravar dados nos platters do HD, convertida em sinais de rádio pela placa wireless ou em sinais analógicos pelo modem e pela placa de som, transformada em luz pelo monitor e assim por diante.

Todos estes dispositivos dependem de um fornecimento estável de energia, responsabilidade que recai sobre a fonte de alimentação. Qualquer boa fonte é capaz de oferecer um nível moderado de proteção, incluindo filtragem de ruídos e proteção contra picos de tensão. Entretanto, mesmo que outros componentes não fossem danificados, você com certeza não gostaria de ver sua fonte de 200 reais queimada prematuramente. Do outro lado temos as fontes genéricas, que oferecem pouca proteção, deixando os componentes internos vulneráveis.

Chegamos então aos filtros de linha, nobreaks e outros dispositivos de proteção, cuja função é servir como uma primeira linha de defesa contra problemas diversos, oferecendo níveis variados de isolamento em relação aos problemas da rede elétrica.

Começando do básico, os três problemas mais comuns são os brownouts (sub-tensão), surtos (sobre-tensão) e spikes (descargas).

Nos brownouts (também chamados de sags) a tensão cai durante um certo período, muitas vezes para 90V ou menos, o que pode ser causado tanto pela própria rede elétrica quanto pelo acionamento de um chuveiro ou outro aparelho elétrico que consuma muita energia.

Todos os aparelhos eletrônicos são capazes de funcionar com uma tensão um pouco mais baixa (em geral, variações de até 10% para mais ou para menos são consideradas seguras), mas isso aumenta a corrente, fazendo com que a fonte aqueça mais que o normal. Se a fonte já estiver trabalhando próxima da sua capacidade máxima, a queda na tensão pode acionar o circuito de proteção, desligando o micro. As fontes com PCF ativo possuem uma tolerância muito maior aos brownouts que os modelos antigos.

Os surtos são o problema mais comum, onde temos um aumento de até 100% na tensão, por um curto espaço de tempo. Os 127V da tomada se transformam em 150 ou 200V por algumas frações de segundo. Devido à sua curta duração, os surtos são relativamente benignos.

Finalmente, temos os spikes, que são descargas maciças, porém de curta duração. Eles surgem principalmente devido à ação de raios e queima de transformadores. Eles são especialmente perigosos, pois podem causar desde danos aos pentes de memória, HD e outros componentes sensíveis, até queimar completamente o equipamento.


 Cumpra as [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.] e seja um bom membro.
[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.].
[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.] para que todos lhe dê as boas vindas.
Conheça a [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.] do fórum.
Cada seção é sustentada por suas próprias regras, leia atentamente antes de atuar



Presentes:


avatar
Gmtp
Administrador
Administrador

Mensagens Mensagens : 3476

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum